AGRICULTURA
Destaca-se no município de Botucatu a produção de nja e da cana-de-açúcar.
A produção agrícola do município pode ser dividida em s categorias de culturas:
- lavoura permanente;
- lavoura temporária;
Lavoura permanente:
Refere-se ao cultivo agrícola de longa duração, ou seja, s a colheita, não é feito novo plantio (semeadura), garan¬o a permanência da planta, bem como da colheita, por vários anos consecutivos.
Em Botucatu ganha destaque a cicricultura (principalmente laranja). O município possui 10.711 ha de área utilizados pela lavoura permanente, dos quais 79% são voltados a produção de laranja.
A laranja é hoje a produção agrícola mais rentável da cidade. Em 2006, o valor da produção de laranja em Botucatu foi de R$ 46.910.000,00 (46,91 milhões de reais), colocando a citricultura botucatuense em evidência e Botucatu entre os maiores produtores de laranja do Estado de São Paulo.
Lavoura Temporária
São áreas voltadas para o cultivo de produtos agrícolas nas quais, após a colheita, a terra é preparada novamente para uma nova semeadura, pois durante a última colheita a planta foi com¬pletamente extraída. Assim, são consideradas lavouras para cul¬turas de curta duração (geralmente inferiores a um ano).
Em 2006, no município de Botucatu, os seguintes pro¬dutos foram gerados por esse tipo de lavoura:
Dentre os produtos originados da lavoura temporária, a cana-de-açúcar e o milho são, sem dúvida, os mais expressivos em área, com cerca de 7.034 ha e 3.750 ha, respectivamen¬te, de área plantada em 2006. Entretanto, a maior rentabilidade da cana-de-açúcar está entre as lavouras temporárias no município, onde ocupa o equivalente a 61 % das áreas.
Entretanto, é preocupante o avanço da cana-de-açúcar no município no que se refere ao meio ambiente. Ao mesmo tempo que nos últimos anos a cana-de-açúcar vem se tornando uma alternativa viável como biocombustível para substituir o combustível fóssil (derivados do petróleo) e assim amenizar a poluição atmosférica, esse cultivo também gera o aumento dos desmatamentos florestais, pois os proprietários rurais ampliam perigosamente a expansão canavieira, ameaçando o ecossistema local.
PECUÁRIA E SILVICULTURA
As áreas destinadas à pecuária são significativas no município de Botucatu. Em 1999, contabilizou-se 25% do território botucatuense destinados a essa atividade.
A silvicultura, principalmente através do plantio do pínus e do eucalipto, tem grande valor econômico para o município de Botucatu. As áreas constantemente reflorestadas fornecem a matéria-prima necessária às indústrias de beneficiamento de madeira e produtos derivados (aglomerados e compensados). A silvicultura gera empregos e contribui para o desenvolvimento econômico e social botucatuense.
Fonte: ATLAS ESCOLAR HISTÓRICO E GEOGRÁFICO - Ferreira-Cesar Cunha (ed. 2009)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe aqui suas críticas e sugestões