28 de jan. de 2010

Agricultura e Pecuária

AGRICULTURA

Destaca-se no município de Botucatu a produção de nja e da cana-de-açúcar.
A produção agrícola do município pode ser dividida em s categorias de culturas:
- lavoura permanente;
- lavoura temporária;
Lavoura permanente:
Refere-se ao cultivo agrícola de longa duração, ou seja, s a colheita, não é feito novo plantio (semeadura), garan¬o a permanência da planta, bem como da colheita, por vários anos consecutivos.
Em Botucatu ganha destaque a cicricultura (principalmente laranja). O município possui 10.711 ha de área utilizados pela lavoura permanente, dos quais 79% são voltados a produção de laranja.

A laranja é hoje a produção agrícola mais rentável da cidade. Em 2006, o valor da produção de laranja em Botucatu foi de R$ 46.910.000,00 (46,91 milhões de reais), colocando a citricultura botucatuense em evidência e Botucatu entre os maiores produtores de laranja do Estado de São Paulo.

Lavoura Temporária
São áreas voltadas para o cultivo de produtos agrícolas nas quais, após a colheita, a terra é preparada novamente para uma nova semeadura, pois durante a última colheita a planta foi com¬pletamente extraída. Assim, são consideradas lavouras para cul¬turas de curta duração (geralmente inferiores a um ano).
Em 2006, no município de Botucatu, os seguintes pro¬dutos foram gerados por esse tipo de lavoura:
Dentre os produtos originados da lavoura temporária, a cana-de-açúcar e o milho são, sem dúvida, os mais expressivos em área, com cerca de 7.034 ha e 3.750 ha, respectivamen¬te, de área plantada em 2006. Entretanto, a maior rentabilidade da cana-de-açúcar está entre as lavouras temporárias no município, onde ocupa o equivalente a 61 % das áreas.
Entretanto, é preocupante o avanço da cana-de-açúcar no município no que se refere ao meio ambiente. Ao mesmo tempo que nos últimos anos a cana-de-açúcar vem se tornando uma alternativa viável como biocombustível para substituir o combustível fóssil (derivados do petróleo) e assim amenizar a poluição atmosférica, esse cultivo também gera o aumento dos desmatamentos florestais, pois os proprietários rurais ampliam perigosamente a expansão canavieira, ameaçando o ecossistema local.

PECUÁRIA E SILVICULTURA

As áreas destinadas à pecuária são significativas no município de Botucatu. Em 1999, contabilizou-se 25% do território botucatuense destinados a essa atividade.
A silvicultura, principalmente através do plantio do pínus e do eucalipto, tem grande valor econômico para o município de Botucatu. As áreas constantemente reflorestadas fornecem a matéria-prima necessária às indústrias de beneficiamento de madeira e produtos derivados (aglomerados e compensados). A silvicultura gera empregos e contribui para o desenvolvimento econômico e social botucatuense.

Fonte: ATLAS ESCOLAR HISTÓRICO E GEOGRÁFICO - Ferreira-Cesar Cunha (ed. 2009)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui suas críticas e sugestões

RUA DO COMÉRCIO CENTRAL

RUA DO COMÉRCIO CENTRAL

Vista parcial da Cidade

Vista parcial da Cidade

Largo da Catedral

Largo da Catedral

Consulado de Portugal

Consulado de Portugal

Praça Emílio Peduti

Praça Emílio Peduti

Igreja de Rubião Jr.

Igreja de Rubião Jr.

Nascente do Rio Pardo

Nascente do Rio Pardo

Rio Alambari

Rio Alambari

Rio Bonito (Tietê)

Rio Bonito (Tietê)

Ruinas da Igreja ao pé da Cuesta

Ruinas da Igreja ao pé da Cuesta

Subida da Cuesta (rodovia Mal. Rondon)

Subida da Cuesta (rodovia Mal. Rondon)