28 de jan. de 2010

Aspectos ambientais

ASPECTOS AMBIENTAIS

A cobertura vegetal tem grande influência nos processos hidrológicos e pedológicos, servindo de pi teção ao solo contra a erosão e garantindo boa qualidade e armazenamento natural da água no subso Desta forma, a floresta nativa tem papel preponderante na garantia da qualidade ambiental. Vimos nas p ginas 53 a 55 que os estudos e mapas de uso e ocupação do solo são ferramentas importantes para q possamos planejar ações que conservem nossas matas ciliares e remanescentes de vegetação natu Nestas mesmas páginas vimos que há um avanço significativo da silvicultura e agricultura sobre o muni, pio de Botucatu, sendo que a atividade agrícola, se mal conduzida, pode trazer problemas ambientais cor a erosão (ver p. 24), a contaminação da água e do solo por meio do mau uso dos agrotóxicos e a polulQ atmosférica quando da queimada de limpeza e preparação para o plantio da cana-de-açúcar.

ATERRO SANITÁRIO
Localizado na Rodovia Eduardo Zucari, km 2,5, no interior da sub-bacia hidrográfica do Ribeirão Pinheiro, o Aterro Sanitário Municipal de Botucatu recebe hoje cerca de 85 toneladas de resíduos sólidos urbanos (lixo) por dia, provenientes das residências, estabelecimentos comerciais, podas e da limpeza urbana (varrição). Pesquisas apontam que 74% dos resíduos gerados pela população botucatuense são de origem Organica. Papel e papelão correspondem a 7,5%, plásticos 8,5%, metais 4%, vidro 2% e outros 4%.
Nos aterros sanitários o chorume (resíduo líquido de cor preta proveniente da decomposição (lixo orgânico) não consegue penetrar no solo, devido à impermeabilização que é executada no local de sua implantação, impedindo a contaminação das águas subterrâneas que escorrem até os rios e evitando, assim, diversas doenças, que podem ser transmitidas pela água contaminada.

TRATAMENTO DA ÁGUA


Em Botucatu, a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) e a Estação de Tratamento de Água (ETA) unI! responsabilidade da Companhia de Saneamento Básico do Estado São Paulo - Sabesp.
A ETA está localizada próxima ao aeroporto de Botucatu e produz cerca de 9 mil metros cúbicos (111 li potável por dia (9 milhões de litros de água) para 43.135 ligações de água no município.
Já a ETE de Botucatu localiza-se na Fazenda Lageado e tem a finalidade de tratar a água utilizada pela população antes de devolvê-Ia para o rio, ou seja, limpa a água de esgoto gerada pelo homem.
Entretanto, um fator preocupante no município de Botucatu é o desequilíbrio provocado pela captação de água no Rio Pardo, afluente do Paranapanema, e seu lançamento, depois de tratada, no Rio Lavapés, afluente do Tietê, ou seja, a água é retirada de uma bacia hidrográfica e, depois de usada, despejada em outra. Isso implica em delicados fatores amhlunl principalmente a perda de volume do Rio Pardo em até 50%. Do outro lado, acarreta o aumento de volume do Rio Lavapés após o Lageado, quando recebe esgoto da cidade.
Até 2006, cerca de 25% do esgoto encaminhado para a ETE ainda não estava ligado aos coletores troncos de esgoto da Sabesp, poluindo sobremaneira o Rio Lavapés, pois o esgoto era lançado diretamente no rio, sem tratamento adequado.

ÁREA DE PROTEÇÃO AMBIENTAL

A Área de Proteção Ambiental (APA) Corumbataí-Botucatu-Tejupá foi criada pelo Decreto Estadual nº 20.960, de 8 de junho de 1983, e tem como finalidade proteger os recursos hídricos superficiais (principalmente os rios), o Aquífero Guarani, os elementos paisagísticos formados pelas Cu estas Basálticas, os morros-testemunho, o patrimônio arqueológico e os impllllltl resquícios da vegetação natural, principalmente o cerrado.
O município de Botucatu possui cerca de 26% de sua área (389 km2), no interior dessa APA.

Fonte: ATLAS ESCOLAR HISTÓRICO E GEOGRÁFICO - Ferreira-Cesar Cunha (ed. 2009)

2 comentários:

Deixe aqui suas críticas e sugestões

RUA DO COMÉRCIO CENTRAL

RUA DO COMÉRCIO CENTRAL

Vista parcial da Cidade

Vista parcial da Cidade

Largo da Catedral

Largo da Catedral

Consulado de Portugal

Consulado de Portugal

Praça Emílio Peduti

Praça Emílio Peduti

Igreja de Rubião Jr.

Igreja de Rubião Jr.

Nascente do Rio Pardo

Nascente do Rio Pardo

Rio Alambari

Rio Alambari

Rio Bonito (Tietê)

Rio Bonito (Tietê)

Ruinas da Igreja ao pé da Cuesta

Ruinas da Igreja ao pé da Cuesta

Subida da Cuesta (rodovia Mal. Rondon)

Subida da Cuesta (rodovia Mal. Rondon)