4 de jun. de 2010

Porque Cuesta e não Serra? O Morro de Rubião Jr. é um Vulcão?

Nosso município pode ser dividido em três regiões naturais: a da Baixada, o Topo da Cuesta e a Frente ou Front da Cuesta.
Essa forma de relevo lembra um degrau entre dois planaltos: o da Baixada ( 400 a 600 m. de altitude) e o Topo da Cuesta (700 a 950 m.) onde se localiza o município.
A área que erroneamente chamam de serra, é na verdade o Front da Cuesta, por onde passa a rodovia Marechal Rondon e onde se localiza a igrejinha com seu mirante espetacular. Aí também se pode ver claramente através dos cortes feitos para a construção da rodovia, as várias camadas intercaladas entre arenito e basalto e esse último, exibe de forma bastante explicita as várias fases de decomposição que sofreu, mostrando desde a sua forma original (camadas mais baixas) até o estágio final que é o solo (camadas superficiais).
A primeira região ou Baixada é dominada por colinas suaves cortadas pelos afluentes do rio Tietê. É onde também se localiza o Morro do Peru e o Gigante Deitado, formações mais resistentes (testemunhos) que não cederam à força erosiva do tempo.
A segunda região, a do Topo, exibe espigões que são os divisores de água das bacias do Tietê e do Pardo e de seus afluentes. Esses espigões se encontram bastante erodidos pelos rios e pelas chuvas. Terrenos de maior resistência a essas erosões formaram morros como o de Rubião Junior (950 m.), onde se encontra a igreja de Sto. Antônio com sua vista panorâmica da região.
Muitos perguntam se o morro de Rubião é ou foi um vulcão, devido ao seu formato que muito lembra alguns tipos de montanhas vulcânicas. Na realidade ele é mais um dos morros que ofereceram maior resistência aos agentes erosivos e por isso conservaram suas altitudes até os dias atuais.
Porque Cuesta e não Serra?
As serras são formadas por sucessivos morros alinhados lembrando os dentes de uma serra ou serrote.
Já a Cuesta possui uma única inclinação ou escarpa (cuesta = costa em castelhano) e uma descida suave. Portanto o termo serra, apesar de muito utilizado, não é o termo cientificamente correto para se referir a essa região. A cuesta de Botucatu é parte integrante da chamada “Serra Geral”.
A Formação Serra Geral é uma formação geológica constituida por rochas magmáticas relacionada aos derrames e intrusivas que recobrem 1,2 milhões de km² da Bacia do Paraná, abrangendo toda a região centro-sul do Brasil e estendendo-se ao longo das fronteiras do Paraguai, Uruguai e Argentina. O vulcanismo Serra Geral ocorreu no início do Período Cretáceo, entre 137 e 127 milhões de anos, e está associado ao processo de ruptura do supercontinente Gondwana e à formação do Atlântico Sul. Este evento resultou na formação de espessa sucessão vulcânica e é uma das maiores extrusões ígneas do planeta, se estendendo até o continente africano, na Bacia de Etendeka, na Namíbia e Angola. A Formação Serra Geral pertence à supersequência estratigráfica de segunda ordem denominada Superseqüência Gondwana III.

2 comentários:

  1. Parabéns, Miguel.
    Com certeza o blog não está limitado aos alunos interessados em estudar geografia, mas também à todas as pessoas que buscam informações interessantes e importantes contidas no mesmo.
    A interface utilizada é ótima, o conteúdo bem abrangente, posso dizer que, verdadeiramente, me impressionou. Foi um trabalho muito bem feito.
    Esse blog já tem um fiel seguidor.
    Um grande abraço e sucesso.
    André Brambilla

    ResponderExcluir
  2. parabens miguel
    me ajudou muito tirar minha duvida
    onde fica a matriz
    da paroquia santo antonio

    ResponderExcluir

Deixe aqui suas críticas e sugestões

RUA DO COMÉRCIO CENTRAL

RUA DO COMÉRCIO CENTRAL

Vista parcial da Cidade

Vista parcial da Cidade

Largo da Catedral

Largo da Catedral

Consulado de Portugal

Consulado de Portugal

Praça Emílio Peduti

Praça Emílio Peduti

Igreja de Rubião Jr.

Igreja de Rubião Jr.

Nascente do Rio Pardo

Nascente do Rio Pardo

Rio Alambari

Rio Alambari

Rio Bonito (Tietê)

Rio Bonito (Tietê)

Ruinas da Igreja ao pé da Cuesta

Ruinas da Igreja ao pé da Cuesta

Subida da Cuesta (rodovia Mal. Rondon)

Subida da Cuesta (rodovia Mal. Rondon)