28 de jan. de 2010

Clima

CLIMA

Existem várias formas para se caracterizar o clima de uma região. No Brasil, as mais dl'fundidas são as classificações climáticas de Kõeppen" e de Lísia Bernardes*.
Segundo a classificação climática de Kôeppen, baseada em dados mensais pluviométricos (l termométricos, o tipo climático dominante no município de Botucatu é o Gwa, que abrange toda a parte central do Estado de São Paulo e é caracterizado por clima quente e úmido, com Inverno seco. A temperatura média do mês mais quente é superior aos 22°C.
Na classificação climática de Lísia Bernardes, o município de Botucatu enquadra-se no clima tropical, que "apresenta duas estações bem distintas: verão quente e chuvoso e inver- 110 seco".
As duas classificações são válidas e remetem à tropical idade do município, que se localiza sob o domínio da Zona Tropical (zona térmica da Terra localizada entre os dois trópicos, ele Câncer e de Capricórnio, também conhecida como zona intertropical).
Os meses de junho e julho correspondem ao perío¬do mais frio, quando a temperatura média é de 18 DC. No verão, a média é de 23,1 DC e a máxima está próxima dos 28°C (média máxima); no inverno, a média fica em tor¬no de 18 DC e a mínima atinge 13,3°C (média mínima). Nas áreas serranas de Botucatu, devido à diferença de al¬titude entre a Serra Geral e a baixada que corresponde à planície aluvial do Rio Tietê, a temperatura decresce en¬tre 2 °C e 3°C. A média de temperatura geral do muni¬cípio é de 20,5 oCo
No município chovem 1.358,6 mm/ano, com uma média de 113,2 mm/mês. As maiores precipitações pluviométricas (quantidade de Chuvas) ocorrem entre os meses de dezembro a fevereiro e correspondem a 45% do total anual (com destaque para dezembro, com 224 mm); já a estação seca ocorre entre os meses de junho a agosto, com apenas 132,5 mm em todo o perío¬do, correspondendo a 9,7% do total anual. O mês mais seco é junho, com média de 37,7 mm/mês.
A umidade relativa anual fica entre 70% e 75%. Po¬rém não é incomum que o índice diminua entre 20 e 30% no inverno, podendo alcançar excepcionalmente valores menores que 15%.

Outros fatores determinantes para a configuração do clima no município de Botucatu são:
Altitude: situado entre 450 e 900 metros acima do nível do mar, o município apresenta temperaturas mais amenas que as cidades litorâneas paulistas localizadas no nível do mar. A temperatura decai à medida que a altitude aumenta.
Latitude: o município de Botucatu, devido à sua latitude, 22°52'20"S, está inserido na zona térmica da Terra, convencionalmente classificada de Zona Tropical. Entretanto, por sua proximidade com o Trópico de Capricórnio (23°27'S), a pouco menos de 10 de latitude sul (um grau = 111 quilômetros), sofre influência do clima subtropical (Temperado), sobretudo nos meses de inverno, o que causa a queda da temperatura.
Continentalidade: fator climático de grande influência no clima botucatuense, característico também nas outras cidades situadas no interior paulista. É explicada por sua posição geográfica, distante do mar cerca de 250 quilômetros. Além de apresentar índices pluviométricos e umidade relativa do ar menor que os das cida¬des litorâneas, em Botucatu a amplitude térmica aumenta sensivelmente. Isso ocorre por conta da sequidão do ar (diferente do litoral, em que o ar é úmido), que dificulta a conservação da temperatura (a umidade do ar contribui para essa conservação), ocorrendo considerável oscilação térmica. Essa característica é responsável pela queda de temperatura observada no cair da noite em relação à temperatura diurna.
Massas de ar: contribuem na distribuição do regime de chuvas e na variação das temperaturas ao lon¬go do ano. Como ocorre em todo o Estado de São Paulo, a região de Botucatu está sob influência climática de diversas massas de ar, a saber: Tropical Atlântica (mTa - quente e úmida), que tem atuação mais destacada ao longo do ano; Tropical Continental (mTe - quente, seca e estável); Equatorial Continental (mEe - quente, úmida e instável) e Polar Atlântica (mPa - fria, úmida e instável), esta última responsável pelas quedas de teme peratura durante o inverno.

Fonte: ATLAS ESCOLAR HISTÓRICO E GEOGRÁFICO - Ferreira-Cesar Cunha (ed. 2009)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui suas críticas e sugestões

RUA DO COMÉRCIO CENTRAL

RUA DO COMÉRCIO CENTRAL

Vista parcial da Cidade

Vista parcial da Cidade

Largo da Catedral

Largo da Catedral

Consulado de Portugal

Consulado de Portugal

Praça Emílio Peduti

Praça Emílio Peduti

Igreja de Rubião Jr.

Igreja de Rubião Jr.

Nascente do Rio Pardo

Nascente do Rio Pardo

Rio Alambari

Rio Alambari

Rio Bonito (Tietê)

Rio Bonito (Tietê)

Ruinas da Igreja ao pé da Cuesta

Ruinas da Igreja ao pé da Cuesta

Subida da Cuesta (rodovia Mal. Rondon)

Subida da Cuesta (rodovia Mal. Rondon)