CLIMA
Existem várias formas para se caracterizar o clima de uma região. No Brasil, as mais dl'fundidas são as classificações climáticas de Kõeppen" e de Lísia Bernardes*.
Segundo a classificação climática de Kôeppen, baseada em dados mensais pluviométricos (l termométricos, o tipo climático dominante no município de Botucatu é o Gwa, que abrange toda a parte central do Estado de São Paulo e é caracterizado por clima quente e úmido, com Inverno seco. A temperatura média do mês mais quente é superior aos 22°C.
Na classificação climática de Lísia Bernardes, o município de Botucatu enquadra-se no clima tropical, que "apresenta duas estações bem distintas: verão quente e chuvoso e inver- 110 seco".
As duas classificações são válidas e remetem à tropical idade do município, que se localiza sob o domínio da Zona Tropical (zona térmica da Terra localizada entre os dois trópicos, ele Câncer e de Capricórnio, também conhecida como zona intertropical).
Os meses de junho e julho correspondem ao perío¬do mais frio, quando a temperatura média é de 18 DC. No verão, a média é de 23,1 DC e a máxima está próxima dos 28°C (média máxima); no inverno, a média fica em tor¬no de 18 DC e a mínima atinge 13,3°C (média mínima). Nas áreas serranas de Botucatu, devido à diferença de al¬titude entre a Serra Geral e a baixada que corresponde à planície aluvial do Rio Tietê, a temperatura decresce en¬tre 2 °C e 3°C. A média de temperatura geral do muni¬cípio é de 20,5 oCo
No município chovem 1.358,6 mm/ano, com uma média de 113,2 mm/mês. As maiores precipitações pluviométricas (quantidade de Chuvas) ocorrem entre os meses de dezembro a fevereiro e correspondem a 45% do total anual (com destaque para dezembro, com 224 mm); já a estação seca ocorre entre os meses de junho a agosto, com apenas 132,5 mm em todo o perío¬do, correspondendo a 9,7% do total anual. O mês mais seco é junho, com média de 37,7 mm/mês.
A umidade relativa anual fica entre 70% e 75%. Po¬rém não é incomum que o índice diminua entre 20 e 30% no inverno, podendo alcançar excepcionalmente valores menores que 15%.
Outros fatores determinantes para a configuração do clima no município de Botucatu são:
Altitude: situado entre 450 e 900 metros acima do nível do mar, o município apresenta temperaturas mais amenas que as cidades litorâneas paulistas localizadas no nível do mar. A temperatura decai à medida que a altitude aumenta.
Latitude: o município de Botucatu, devido à sua latitude, 22°52'20"S, está inserido na zona térmica da Terra, convencionalmente classificada de Zona Tropical. Entretanto, por sua proximidade com o Trópico de Capricórnio (23°27'S), a pouco menos de 10 de latitude sul (um grau = 111 quilômetros), sofre influência do clima subtropical (Temperado), sobretudo nos meses de inverno, o que causa a queda da temperatura.
Continentalidade: fator climático de grande influência no clima botucatuense, característico também nas outras cidades situadas no interior paulista. É explicada por sua posição geográfica, distante do mar cerca de 250 quilômetros. Além de apresentar índices pluviométricos e umidade relativa do ar menor que os das cida¬des litorâneas, em Botucatu a amplitude térmica aumenta sensivelmente. Isso ocorre por conta da sequidão do ar (diferente do litoral, em que o ar é úmido), que dificulta a conservação da temperatura (a umidade do ar contribui para essa conservação), ocorrendo considerável oscilação térmica. Essa característica é responsável pela queda de temperatura observada no cair da noite em relação à temperatura diurna.
Massas de ar: contribuem na distribuição do regime de chuvas e na variação das temperaturas ao lon¬go do ano. Como ocorre em todo o Estado de São Paulo, a região de Botucatu está sob influência climática de diversas massas de ar, a saber: Tropical Atlântica (mTa - quente e úmida), que tem atuação mais destacada ao longo do ano; Tropical Continental (mTe - quente, seca e estável); Equatorial Continental (mEe - quente, úmida e instável) e Polar Atlântica (mPa - fria, úmida e instável), esta última responsável pelas quedas de teme peratura durante o inverno.
Fonte: ATLAS ESCOLAR HISTÓRICO E GEOGRÁFICO - Ferreira-Cesar Cunha (ed. 2009)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe aqui suas críticas e sugestões