29 de jan. de 2010

A Cuesta

De acordo com a Teoria da Deriva Continental, acontecimento geológico do final do Período Carbonífero, existia uma única e gigantesca massa continental denominada de Pangaea.

Nessa época, a América do Norte estava ligada a Eurásia (Europa e Ásia) e a América do Sul ligada a África. A partir do Período Jurássico (a mais ou menos 180 a 200 milhões de anos), essa massa continental começou a sofrer um processo de divisão originando vários blocos continentais.

A primeira divisão ocorreu ao longo do oceano Atlântico Norte e do Índico, com a formação de uma extensa fenda no sentido leste oeste, originando dois super continentes (Laurásia e Gondwana). Em conseqüência, a América do Norte afastou-se da África e a Índia separou-se da Antártida o começou a migrar em direção a Ásia.

Há 65 milhões de anos (inicio do Terciário), decorridos mais de 100 milhões de anos desde o inicio do processo de separação, os continentes já estavam bem próximos de sua configuração atual: a América do Sul separou-se da África e, a seguir, a Groelândia da Europa e América do Norte da Laurásia. Finalmente, nos últimos 65 milhões de anos, continentes e oceanos adquiriram a configuração atual.

Durante a separação dos continentes vários eventos geológicos ocorreram para determinar a formação da Cuesta de Botucatu.

Primeiramente vemos a Formação Pirambóia que esta exposta ao longo de toda a faixa de ocorrência dos sedimentos mesosóicos na Depressão Periférica do Estado de São Paulo. Esta formação representa, por suas características litológicas e estruturais depósitos oxidados, originários de ambiente continental úmido de característica fluvial em formas de canais e planícies de inundadas com pequenas lagoas esparsas. Atualmente, encontramos principalmente a Areia Quartzosa como solo originário da Formação Pirambóia, presentes na região da cuesta de Botucatu nos municípios de Anhembi e Conchas.

Outro evento geológico importante ocorrido entre o Jurássico médio-superior e o Cretáceo inferior foi o empilhamento de grandes dunas em vasta área que gerou a Formação Botucatu, que representa os diversos subambientes de um grande deserto climático de aridez crescente, cuja existência se prolongou até a ocasião do vulcanismo basáltico. Os ventos que moviam as dunas do deserto Botucatu sopravam principalmente de N a NE, isto é facilmente visualizado pelas linhas extratificadas presentes no arenito Botucatu. A Formação Botucatu em São Paulo esta exposta a uma faixa contínua às faldas das serras basálticas e em suas escarpas. Cobrindo uma extensa área entre os rios Piracicaba e Mogi-guaçu, originaram o latossolo vermelho-amarelo.

O vulcanismo basáltico, outro evento geológico importante para a configuração atual da Cuesta de Botucatu, iniciou sua atividade quando imperavam essas condições desérticas e este derrame basáltico recobriu os arenitos, porém em alguns locais temos a mostra intercalações de camadas de arenito e basalto.Os afloramentos dos derrames eruptivos em São Paulo estão presentes na parte superior das cuestas basálticas e em morros testemunhos isolados pela erosão.

Nos planaltos de rebordo essas cuestas podem cobrir grandes extensões, originando a terra roxa extruturada e o latossolo vermelho-escuro, penetrando pelos vales que drenam o planalto ocidental, expondo-se principalmente nos rios Paranapanema, Tiête, Mogi-guaçu e Grande.

Os arenitos da Formação Botucatu interligam-se em grande escala, com os derrames da Formação Serra Geral, sendo admissível que os arenitos Botucatu não cobriram simultaneamente toda a bacia do Paraná, na qual restaram expostas áreas de rochas mais antigas, para só mais tarde serem ocultas pelas dunas, quando o foram, ou ainda podem ter sido cobertas e posteriormente expostas com o próprio processo de progressão das dunas.

Por outro lado, parece inadmissível que o vulcanismo tenha se iniciado simultaneamente em tão grande área, indicando que o fenômeno ocorreu em um intervalo aparentemente mais longo que o real, e teve duração de pelo menos 15 milhões de anos.

De tal modo é possível que em certos locais se mantenham manifestados efusões basálticas antes ou ao mesmo tempo em que, em sítios não muito afastados, ainda se acumulavam arenitos eólicos, portanto pertencentes à Formação Botucatu.

A Formação Serra Geral é recoberta em discordância angular, geralmente muito disfarçada, pelas varias formações que constituem o grupo Bauru, ou depósitos cenozóicos. Localmente a discordância se observa em afloramento, podendo ser bem acentuada, tendo mesmo levado à total erosão dos basaltos, quando aquele grupo repousa sobre rochas paleozóicas, como é o caso da região próxima a Bauru.

Em cortes da ferrovia, na subida da serra para Botucatu, pode se observar que a própria morfologia da superfície dunar foi ali preservada comprovando a contemporaneidade entre a sedimentação desértica e o vulcanismo basáltico.

fonte: www.soscuesta.org.br

3 comentários:

  1. Gostaria que falasse mais das cuestas de botucatu mais diretamente

    ResponderExcluir
  2. Por favor assista ao vídeo do prof. Alvaro no link filhos de Botucatu. e v. vai ter uma aula sobre a genese dessa região.
    Grato!

    ResponderExcluir

Deixe aqui suas críticas e sugestões

RUA DO COMÉRCIO CENTRAL

RUA DO COMÉRCIO CENTRAL

Vista parcial da Cidade

Vista parcial da Cidade

Largo da Catedral

Largo da Catedral

Consulado de Portugal

Consulado de Portugal

Praça Emílio Peduti

Praça Emílio Peduti

Igreja de Rubião Jr.

Igreja de Rubião Jr.

Nascente do Rio Pardo

Nascente do Rio Pardo

Rio Alambari

Rio Alambari

Rio Bonito (Tietê)

Rio Bonito (Tietê)

Ruinas da Igreja ao pé da Cuesta

Ruinas da Igreja ao pé da Cuesta

Subida da Cuesta (rodovia Mal. Rondon)

Subida da Cuesta (rodovia Mal. Rondon)