28 de jan. de 2010

Tipos de Solos

TIPOS DE SOLOS

O município de Botucatu apresenta grande diversidade de solos provenientes do processo de intemperismo* sofrido por várias rochas encontradas na região, principalmente o basalto* (rocha vulcânica derramada entre os períodos geológicos denominados Cretáceo e Jurássico).

LATOSSOLOS
Abrangem vários tipos de solos e sua fertilidade é bastante variada. São solos espessos, profundos (mais de 2 metros), porosos e lixiviados* (comum em áreas tropicais úmidas). A coloração vermelha ou amarelada é uma característica marcante. O solo conhecido como terra roxa é um dos exemplos de latossolo, rico em óxido de ferro e matéria orgânica for¬mada pela decomposição do basalto. A expansão cafeeira no Estado de São Paulo concentrou-se nas áreas de terra roxa. Por volta de 1860, o café predominou sobre a terra roxa da região de Botucatu. Hoje, as culturas da cana-de-açúcar, laranja e milho também se beneficiam desse solo, que é o predominante no município de Botucatu.

NITOSSOLOS
Apresentam-se bem evoluídos e fortemente estruturados (estrutura bem desenvolvida), são profundos e bem drenados e favorecem o armazenamento e a disponibilidade de água para as plantas em locais com boa precipitação pluviométrica. Porém, quando esses solos ocorrem em relevo ondulado, aumentam a erosividade. Sua textura é argilosa ou muito argilosa (teores de argila maiores que 350 g/kg de solo a partir do horizonte A - ver quadro ao lado). São comuns na região central do município, ao norte da principal mancha urbana de Botucatu, na área de transição entre a Depressão Periférica e o Planalto Ocidental, sobre o reverso da Cuesta Basáltica. Derivam diretamente da rocha basáltica da Formação Serra Geral. Por estarem associados ao latossolo-vermelho, os nitossolos também fazem parte do grupo denominado terra roxa, tendo boa fertilidade e sendo muito utilizados na agricultura.

ARGISSOLOS
São solos normalmente associados à vegetação de cerrado. Apresentam grande acúmulo de argilas e baixa fertilidade, ao contrário dos latossolos. Sua baixa ou muito baixa resistência à erosão preocupa técnicos e ambientalistas e os tornam alvo de projetos de reflorestamento. Por serem pouco férteis, predomina o uso pecuário. Com a criação de novas técnicas de correção do solo, como adubos e fertilizantes químicos, os argissolos também passaram a ser utilizados para a agricultura. Porém o uso indiscriminado dessas técnicas, acompanhado do uso de agrotóxicos, cria um problema ambiental relacionado à contaminação do solo e, por consequência, do lençol freático, que por sua vez levará os contaminantes químiccs para os rios e aquíferos da região. Os argissolos predominam na parte leste do município de Botucatu, com pequenas ocorrências nos extremos norte e sul.

Observação:
A existência dos vários horizontes citados acima dependerá das condições geo-ambientais do lugar, tal como, origem dos sedimentos, idade do solo, clima, vegetação, relevo e ainda a ação antrópica (alterações feitas pelo homem). O tipo, a profundidade e a quantidade de horizontes de um perfil de solo, bem como a formação e a evolução do solo são diferentes em cada região devido os fatores geo-ambientais.

EROSÃO DO SOLO

Erosão é um fenômeno natural de desagregação e retirada de partículas do solo ou de fragmentos de rocha por meio da ação combinada da gravidade com os agentes erosivos, que são: vento (erosão eólica), chuva (pluvial) e rios (fluvial), além do transporte deste particulado (solo) às áreas de sedimentação ou deposição.
Entretanto, esse processo natural é potencializado pela má intervenção do homem, que ainda se utiliza de técnicas agrícolas obsoletas (solo desprotegido e mal-arado) que expõem o solo, fazendo com que se perca durante as chuvas.
A erosão antrópica*, também conhecida por erosão acelerada, pode ocorrer de forma laminar (retirada homogênea do solo por camadas) ou linear. A erosão linear é observada por ocasião de chuvas torrenciais, quando a água, facilitada pela falta de vegetação, escava o solo, formando os primeiros sulcos. Quando esses sulcos aumentam em extensão, passam a ser chamados de ravinas. Se o processo de erosão não for interrompido, ocorrerá, a cada chuva, o aprofundamento dessas ravinas, que passarão a ser denominadas voçorocas, quando a perda de solo é significativa.
Infelizmente,o município de Botucatu, como muitos outros municípios do interior paulista, sofre com a erosão do solo. Segundo cálculos do Instituto Agronômico de Campinas - IAC, o Estado de São Paulo, no início da década de 1990, perdeu (desperdiçou) cerca de 194 mi¬lhões de toneladas de terras agricultáveis.
Para amenizar os efeitos da erosão e com isso reduzir sobremaneira a perda do solo, é necessário adotar formas de cultivo que inibam os processos erosivos, tais como:
• Plantio direto: consiste em plantar diretamente sobre os restos das plantas da colheita anterior.
• Afolhamento: empregam-se três áreas de cultivo; enquanto duas são utilizadas, a terceira descansa por dois anos até que recupere as propriedades naturais do solo.
• Rotação de culturas: consiste em variar o cultivo a cada ano (plantar a cada ano um produto agrícola diferente).
• Curvas de nível: cultivar em patamares, na forma de degraus. Isso obriga a água a escorrer pelo solo lentamente, diminuindo sensivelmente sua erosão.

Para diminuir os efeitos da erosão eólica deve-se arborizar o entorno do cultivo, para que funcione como um quebra-vento, impedindo a erosão laminar do solo.
Contra a erosão linear (sulcos, ravinas e voçorocas) deve-se construir barreiras de pedra ou de madeira no fundo do buraco escavado. Durante as chuvas, o material erodido (particulado de solo) ficará retido, acumulando-se cada vez mais e impedindo sua perda.

Fonte: ATLAS ESCOLAR HISTÓRICO E GEOGRÁFICO - Ferreira-Cesar Cunha (ed. 2009)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui suas críticas e sugestões

RUA DO COMÉRCIO CENTRAL

RUA DO COMÉRCIO CENTRAL

Vista parcial da Cidade

Vista parcial da Cidade

Largo da Catedral

Largo da Catedral

Consulado de Portugal

Consulado de Portugal

Praça Emílio Peduti

Praça Emílio Peduti

Igreja de Rubião Jr.

Igreja de Rubião Jr.

Nascente do Rio Pardo

Nascente do Rio Pardo

Rio Alambari

Rio Alambari

Rio Bonito (Tietê)

Rio Bonito (Tietê)

Ruinas da Igreja ao pé da Cuesta

Ruinas da Igreja ao pé da Cuesta

Subida da Cuesta (rodovia Mal. Rondon)

Subida da Cuesta (rodovia Mal. Rondon)