4 de jun. de 2010

Botucatu já foi um deserto

Em que época da formação do nosso planeta surgiram os terrenos de Botucatu? São recentes ou antigos? Contém fósseis ou não? Essas e outras perguntas podem ser respondidas pelo exame das rochas. Você já deve ter observado que grande parte do território municipal é formada por terrenos arenosos, de côr avermelhada, amarelada ou mesmo esbranquiçada. São os arenitos. Um dêles é muito importante para nós pois chegou a receber dos geólogos o nome de "arenito Botucotu". Êle formava um enorme deserto avermelhado que cobria grande parte do sul do Brasil (São Paulo, Paraná, Santa Catarina, parte do Rio Grande do SuL de Minas Gerais e outros) há 190 milhões de anos - o deserto de Botucatu. Isso ocorreu quando a Terra estava num período chamado Triássico. O clima era: então muito seco,Se alguém pudesse visitar nossa região àquela época (ainda não havia sêres humanos) teria que atravessar uma região árida, cheia de dunas batidas pelo vento, onde a água era rara e difícil. A vegetação, também raríssima, o mesmo ocorrendo com a fauna. Eis porque não é facil hoje encontrar fósses em nosso território.

O CLIMA MUDOU

Com o passar do tempo o clima se modificou tornando-se pouco a pouco mais úmido. No período Cretácíco surgiram lagoas e rios alimentados pelas chuvas e começou a se formar outro tipo de arenito - o chamado "Bauru", Esse tem aspecto esbranquiçado e você o encontra formando nas partes mais elevadas das colinas e espigões inclusive o morro de Rubião Júnior que já foi, possívelmente, um fundo de lago e não um vulcão extinto.
Há, também, outro tipo de arenito, que alguns geólogos chamam de "Caiuá", formado durante o período Jurássico. Na Baixada, à beira dos rios Tietê, Piracicaba, Alambari há terrenos velhos, do Pérmico (215 milhões de anos). São os mais antigos do nosso território e contêm restos de petróleo misturados com arenito (pirobetuminoso). Se fôrem explorados poderão fornecer asfalto para nossas estradas.

Fonte : Botucatu, nossa terra, nossa gente e nossas riquezas – Julierme de Abreu e Castro e Neuton Dezoti - 1966

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui suas críticas e sugestões

RUA DO COMÉRCIO CENTRAL

RUA DO COMÉRCIO CENTRAL

Vista parcial da Cidade

Vista parcial da Cidade

Largo da Catedral

Largo da Catedral

Consulado de Portugal

Consulado de Portugal

Praça Emílio Peduti

Praça Emílio Peduti

Igreja de Rubião Jr.

Igreja de Rubião Jr.

Nascente do Rio Pardo

Nascente do Rio Pardo

Rio Alambari

Rio Alambari

Rio Bonito (Tietê)

Rio Bonito (Tietê)

Ruinas da Igreja ao pé da Cuesta

Ruinas da Igreja ao pé da Cuesta

Subida da Cuesta (rodovia Mal. Rondon)

Subida da Cuesta (rodovia Mal. Rondon)