28 de jan. de 2010

Vegetação

VEGETAÇÃO

O Estado de São Paulo estava recoberto quase em sua totalidade pela Mata Atlântica, floresta tropical úmida considerada um dos maiores patrimônios nacionais em virtude de sua importância ambiental e social.
Com exceção do cerrado (savana braslleira), as vegetações listadas a seguir compõem o bioma* Mata Atlântica:
Savana: vegetação comumente chamada no Brasil de Cerrado, composta de árvores e arbustos ressequidos associados a uma vegetação baixa e inferior (gramíneas). As espécies arbustivas possuem troncos retorcidos, caule grosso e casca espessa. A paisagem vegetal "aberta" facilita a locomoção entre seus componentes vegetais e rasteiros, permitindo a prática da pecuária extensiva.

Floresta Estacionai Semidecidual: Floresta Tropical, com características peculiares causadas pela forte influência do regime pluvial, ou seja, sujeita a duas estações: uma chuvosa e outra seca. Permite variações de algumas espécies mais resistentes ao período de secas. Parte da vegetação perde as folhas durante esse período.
Floresta Ombrófila* Densa: também conhecida como Floresta Latifoliada* Tropical Úmi¬
da de Encosta (recebe chuva o ano inteiro), é a vegetação que mais caracteriza a Mata Atlân¬tica. Trata-se de um ecossistema exuberante, de vegetação densa e rica biodiversidade. Sua existência está relacionada ao relevo e à umi¬dade proveniente do Oceano Atlântico.
Floresta Omllrófila Mista: tem características semelhantes às da Floresta Ombrófila Densa, porém, neste caso, sofre a influência do clima subtropical (frio), oriundo do Sul do País, e da baixa temperatura, característica das elevadas altitudes da Serra da Mantiqueira. Nesses locais, verifica-se a presença de araucárias típicas da Mata dos Pinhais, concentradas sobremaneira no Estado do Paraná.

Vegetação Litorânea: composta por mangues e restingas. O mangue, vegetação típica dos litorais tropicais, desenvolve-se so¬bre terreno lodoso em áreas de inundação cíclica das marés. São vegetais halófitos (de ambiente salino). A mata de restinga ocorre na planície costeira, em terreno arenoso, inician¬do na praia e dunas (vegetação rasteira e arbustiva) e adentrando a planície, onde se formam grandes florestas de restingas. Ambos - mangue e restinga - compõem o bioma Mata Atlântica.

Área de Tensão Ecológica: área de en¬contro entre dois tipos de vegetação conviven¬do no mesmo espaço. Isso dificulta sua classificação, pois verifica-se a existência de espécies de dois ecossistemas ou mais, ou até
espécies endêmicas. Podem também ser cha¬madas de áreas de transição ou ecótonos.


COBERTURA VEGETAL ORIGINAL DO MUNiCíPIO DE BOTUCATU


Em relação à distribuição da vegetação do Estado de São Paulo, o território de Botucatu está sob o domínio predominante do Cerrado (savana brasileira), pressionado pela Floresta Estacionai Semidecidual.
Entretanto, essas áreas de contato entre as vegetações (Cerrado e Floresta Estacionai Semidecidual) também formam linhas ou áreas de tensão ecológica impor¬tantes, caracterizadas, no caso de Botucatu, pelo relevo de Cuesta, que influencia na disposição e seleção das espécies da flora existente no local (altitude, inclinação do terreno, solo, entre outros).

Fonte: ATLAS ESCOLAR HISTÓRICO E GEOGRÁFICO - Ferreira-Cesar Cunha (ed. 2009)

2 comentários:

  1. Bom dia! Suas imagens... os mapas ao lado são bem interessantes!!! Parabéns!
    Teria como disponibilizar essas imagens, para que fossem usadas durante uma oficina durante a "Semana Pedagógica" na Unesp Botucatu???
    Seria de grande valia!
    Por favor, forneça tambem os direitos e fontes das fotos...

    Atenciosamente,
    Gisele

    ResponderExcluir
  2. boa tarde, eu gostaria de saber se vcs tem arvores figueira branca ?

    ResponderExcluir

Deixe aqui suas críticas e sugestões

RUA DO COMÉRCIO CENTRAL

RUA DO COMÉRCIO CENTRAL

Vista parcial da Cidade

Vista parcial da Cidade

Largo da Catedral

Largo da Catedral

Consulado de Portugal

Consulado de Portugal

Praça Emílio Peduti

Praça Emílio Peduti

Igreja de Rubião Jr.

Igreja de Rubião Jr.

Nascente do Rio Pardo

Nascente do Rio Pardo

Rio Alambari

Rio Alambari

Rio Bonito (Tietê)

Rio Bonito (Tietê)

Ruinas da Igreja ao pé da Cuesta

Ruinas da Igreja ao pé da Cuesta

Subida da Cuesta (rodovia Mal. Rondon)

Subida da Cuesta (rodovia Mal. Rondon)